Um Dia Para ser Comemorado

Aprendemos que desde os primórdios da vida humana em sociedade já existia a extração de alimentos da natureza. Com o passar do tempo, o surgimento de técnicas de plantio e a criação de animais contribuiu para a formação de uma sociedade mais organizada.

A agricultura moderna surgiu após a Revolução Industrial e é caracterizada pela regularização das safras e o aumento da produção agrícola, com a utilização de tratores, colheitadeiras, semeadeiras e tantos outros implementos que facilitam a vida do agricultor.

No Brasil, no dia 28 de Julho de 1860, Dom Pedro II criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Após algumas décadas, esta Pasta passou a se chamar Ministério da Agricultura, como é conhecida até hoje. A partir deste importante marco, o país passou a comemorar o Dia Nacional do Agricultor, no dia 28 e Julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos de fundação do Ministério da Agricultura.

A trajetória do agronegócio no Brasil nem sempre foi fácil. As dificuldades e os percalços que os agricultores vivem no dia a dia como secas, enchentes, pragas, alto custo de manutenção das lavouras e falta de suporte do governo exigem esforço, dedicação, criatividade e muito amor ao seu ofício.

Ser produtor rural é entender que não existe descanso garantido; é plantar sem a garantia de colher; é acreditar todos os anos que aquele será o melhor; é ter esperança que não acaba; é ser cobrado por suas escolhas e pouco reconhecido por suas conquistas.

Ser produtor rural é também ter um pouco de conhecimento sobre tudo. Eles aprendem sobre ciência, agronomia, química, meteorologia, mecânica, tecnologia, economia. Sem estes conhecimentos seria impossível garantir a qualidade na produção dos alimentos que chegam diariamente na mesa dos brasileiros.

O agronegócio é uma das engrenagens que movimenta o país e sua função é vital para a economia. Até em períodos de pandemia mundial é primordial garantir e assegurar a produção agrícola, pois dela dependem milhares de vidas.

Seja ele grande ou pequeno, vem de um produtor rural tudo aquilo que encontramos facilmente em nossas vidas. Quem poderia viver sem as frutas e verduras que adornam nossas mesas ou sem os grãos que nos alimentam diariamente ou – até mesmo – sem aquele vinho tinto no inverno?

Já sentiu orgulho por plantar uma árvore que cresceu e deu frutos? Já mostrou aos seus amigos aquele pé de alface ou de tomate que você ou seu familiar plantou e ficou semanas inteiras cuidando? Imagine fazer isso em grande escala e tornar este ofício a sua vida. Que incrível a profissão de produtor rural!

Neste mês de Julho a Casa dos Rolamentos quer homenagear todos agricultores. Nós entendemos a sua luta, nós torcemos pelo seu sucesso e a cada safra celebramos suas conquistas.

PARABÉNS AGRICULTORES DO TODO O BRASIL!

Forte abraço de toda a equipe.

JB/CASA DOS ROLAMENTOS